Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012

Universidade Sénior da Curia | 2012-2013 | Matrículas

UNIDADES CURRICULARES

 

A Bairrada e a Gândara na Literatura Portuguesa

Formador: Prof. Doutor Pedro Calheiros                                

4ªfeira  10h00-11h00

 

1. Objetivos e metodologia

 

- Fornecer um perspetiva diacrónica da produção literária portuguesa dos  dois últimos séculos e da atualidade, articulando-a com os

   respetivos contextos culturais e civilizacionais e, sobretudo, com os códigos estéticos preponderantes;

- Promover a prática de análise literária, convocando esquemas conceptuais e terminológicos anteriormente adquiridos

- Facilitar um melhor conhecimento das raízes culturais da região

- Funcionar como um clube de leitura

- Possibilitar aos inscritos a participação ativa nas sessões, escolhendo os textos que pretendem analisar

- Dialogar com os autores regionais

- Visitar os locais ficcionados e compará-los com a recriação literária.

 

2. Conteúdos Programáticos

 

- Considerações em torno do sistema poético romântico e realista/naturalista

- Breves noções de crítica textual

- Tradição e Modernidade em Mil e Um Mistérios. Romance dos Romances de António Feliciano de Castilho

- História e Ficção em Memória de João Garcia Bacelar de Idalécio Cação. O espelho de Stendhal

- O picaresco gandarês em Os Lazarilhos da Gândara de António Castelo Branco.

- O Passado e o Presente, o Real e o Imaginário em O Lugar da Capella de António Canteiro.

 

Língua Inglesa 1: Iniciação

Formadora: Teresa Amado                                                       

2ªfeira  10h00-11h00

 

Objetivos

 

-Adquirir e desenvolver competências básicas de comunicação e interação, relativamente a temas do dia a dia;

- Adquirir e desenvolver conhecimentos de Língua Inglesa, a nível de vocabulário, gramática, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita.

 

Plano Curricular

 

- Estabelecimento de contacto social;

- Descrição de pessoas e objetos;

- Descrição de ações simples, relativas a temas do dia a dia;

- Compreensão e uso de vocabulário relacionado com:

  • Família
  • Casa
  • Profissão
  • Rotina diária

- Compreensão e produção de textos, expressões e frases simples.

 

Metodologia

 

- Exposições orais pela formadora;

- Interação formandos-formador, formador-formandos;

- Trabalho individual e/ou em pares e em grupo

 

Língua Inglesa 2

Formadora  Teresa Amado                                                           

5ªfeira  10h00-11h00

 

Objetivos

 

- Desenvolver competências básicas de comunicação e interação, relativamente a temas do dia a dia;

 - Desenvolver conhecimentos de Língua Inglesa, a nível de vocabulário, gramática, pronúncia, compreensão e produção oral e escrita.

 

Plano Curricular

 

- Estabelecimento de contacto social;

- Descrição de pessoas e objectos;

- Descrição de ações simples, relativas a temas do dia a dia;

- Compreensão e uso de vocabulário relacionado com:

  • Família
  • Casa
  • Locais na cidade
  • Actividades de tempo livre
  • Rotina diária
  • Compreensão e produção de textos, expressões e frases simples.

 Metodologia

 

- Exposições orais pela professora;

- Interação aluno-professor, professor-aluno;

- Trabalho individual e/ou em pares e em grupo

 

 

publicado por uscuria às 12:14
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. Universidade Sénior da Cu...

. Atividades | Mês de Setem...

. Poema ao Vinho

. Existem momentos inesquec...

.arquivos

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2010

. Março 2010

blogs SAPO

.subscrever feeds